Quem sou, quem somos ...

 Tantas vezes me perguntaram "Quem és tu Paulo?"


Esta é uma daquelas perguntas que para muitos, e para mim também, é difícil responder.

Hoje, estou mais certo de quem sou, qual é a minha essência e do todo que me compõe.

O verso que exponho em imagem é o mote para esta análise. Apesar de dizer muito mais do que esta "simples" análise, ele descreve 3 elementos "em mim": O Espírito, a Alma e o Corpo.
Este texto diz que a Palavra de Deus é tão aguçada que consegue fazer divisão entre o Espírito e a Alma.
É difícil para o nosso processo mental fazer muitas vezes diferença entre o que é uma e outra coisa, em contrapartida, é-nos fácil saber o que é o Corpo porque é completamente visível.

O Corpo em si não é mais importante, no entanto somos impelidos a cuidar dele porque é efetivamente a nossa Casa; se eu não tiver a minha Casa arrumada e cuidada não terei prazer em morar nela: do mesmo modo Eu a morar no meu Corpo.

É aqui que fazemos uma distinção enorme e clara: eu não sou o meu Corpo: eu não sou este aglomerado de água, matéria e energia que une as moléculas e os átomos (etc. etc,) que é visível e interaje com o meio ambiente onde fui colocado.

Fácil, fazer esta análise. ;-)

O complicado é percebermos onde começa a Alma, onde ela termina e começa o Espírito: para percebermos isto precisamos da Palavra de Deus (que nos é trazida e dada a conhecer de muitos modos: sobre isto poderei escrever mais tarde).

Em primeiro lugar percebemos que a Alma e o Espírito estão dentro do Corpo: não andam por aí a vaguear ... aliás sem eles o Corpo é morto. 

Esta simbiose entre a Alma e o Espírito é afinal a nossa Identidade. O curioso é que, para mim, isto é mesmo uma Identidade e uma simbiose (por significado "a associação a longo prazo de 2 organismos de espécies diferentes"):
1. o Espírito foi inserido no Ser por Deus para lhe dar Vida e volta a Ele quando a vida finda.
2. a Alma, o nosso centro emocional e de decisão, é a nossa essência/persona que desenvolve as ações de sentir, decidir, saber como e o que viver ...

Assim chego à definição: o Eu homem é a simbiose entre uma Alma e um Espírito e que habita um Corpo.

A partir daqui "continua a confusão" porque "quem és tu afinal?"
Agora vai depender de cada um: és uma Alma que se alimenta do Corpo ou uma Alma que se alimenta do Espírito e o desenvolve?

A Bíblia, que é a Palavra de Deus, um dos métodos que o universo usa para nos comunicar a vontade e a presença/existência de Deus também dos evidência que o Espírito de quem está ligado a Deus é maior do que o Espírito dos demais ... mais uma vez se torna complicado para nós distinguir o que é uma e outra coisa.

Afinal quem sou eu?
Eu sou um filho de Deus, uma Alma que alimenta o, e se alimenta do, seu Espírito e habito um Corpo.

Apesar do Corpo ser importante, e ter de cuidade dele, não é a minha essência, não é o meu foco principal ... e sim o meu Espírito: e ao alimentar e ser alimentado, em perfeita simbiose entre a Alma e o Espírito, leva-me a ter a fé (certeza de uma coisa invísilvel) de que Sou um Filho de Deus.

Tenho prezado a minha vida por estar ligado a Deus: este estar ligado é feito de muitas nuances, muitas decisões, muita atenção, análise com tudo o que se passa à minha volta, a todos os que me rodeiam, à natureza, à meditação, oração, leitura da Biblia e não só, a ouvir os meus pares ... passa por estar com atenção ao meu ambiente ao meu universo.

Tenho prezado por alimentar a minha Alma com amizades boas e o meu Espírito com a ligação a Deus. Este processo leva-me aos processos energéticos, físicos e quimicos, que se traduzem em pensamentos que circulam entre a Alma e o Espírito e que devem ser alimentados pela Palavra de Deus reconhecendo quem somos: se ligados a Deus, filhos de Deus.

Creio que muito mais há a dissertar sobre o assunto, mas hoje fico por aqui.
Irei ler mais, estudar mais e quem sabe, escrever mais sobre este assunto que me tem apaixonado nos últimos meses e feito no meu Eu um crescimento de auto-conhecimento consciente e prazeiroso: difícil sim, mas muito bom. 

Sempre a aprender!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Crazy & Saints - Oscar Wilde

Vida leva eu ... onde estou.

CONSISTÊNCIA