Igreja, somos nós!

Numa rápida dissertação: o que é a Igreja?

Tanto se tem falado de Igreja, igrejas ... tantas dúvidas existem à volta das numerosas igrejas ... mas acredito que quanto mais simples a resposta, mais rápida será a nossa percepção acerca do tema.

A palavra Igreja no Grego antigo era usada como Assembleia ou agrupamento de pessoas que se reuniam com determinado propósito. Somente após o início da era cristã é que a palavra Igreja se associa directamente ao religioso.

Sendo que Igreja significa ajuntamento de pessoas, qualquer aglomerado de 2 ou 3 pessoas que se reúnem para tratar de um assunto, e agora relacionado com Deus, são Igreja. Não uma igreja, associação religiosa, como também se usa (menos correctamente), mas Igreja.

Igreja é, portanto, qualquer grupo que se reúne com carácter de falar, promover ou se relacionar no sentido da Comunicação com Deus.

Existem muitas igrejas: Associações religiosas; mas Igreja, no sentido mais objectivo do termo há uma: o conjunto dos que se relacionam e seguem um Deus vivo; e esta não obriga a lugar, quantidade, forma ou organização.

Comentários

Miguel Silva disse…
Não podias estar mais correcto. Não é local que faz do lugar igreja, mas as pessoas com o propósito de adorar Deus.

Mensagens populares deste blogue

Crazy & Saints - Oscar Wilde

... sempre a aprender!

Por onde nos movemos?