Cristão imune?

Quanto ao tema dos Problemas, Aflições, Tristezas e Depressões que consomem o ser humano podemos ficar um pouco baralhados quando lemos na Bíblia textos como Salmos 34.

Aqui lemos frases como "
O justo clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias." (v.17) e deixa-nos a pensar que tudo é tão simples ... porque ... O Senhor nos livra de tudo ...

Não podemos, contudo, isolar as palavras que nos agradam e manipular uma parte do texto, preterindo o sentido lato, sem nos fazermos acompanhar de toda uma análise.

Não nos esqueçamos de que noutro Salmo, ainda David, o Rei, afirma que "
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; ..."

São, portanto, os Cristão imunes aos problemas? Certamente, não: somos humanos, habitamos numa civilização que é "produtora" de problemas ... o simples relacionamento com a família e com os amigos é propenso a levantar problemas.

Então porque é que existem "promessas" de que seriamos livres das aflições?

Não querendo entrar pelo caminho da origem e sentido das palavras ...
peguemos noutro texto, agora de Jesus que nos diz: "
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." (Mateus 11:29,30) e ainda "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?" (Mateus 6:25)

Assim tenho aprendido: Devemos dar atenção ao que temos, devemos agradecer aquilo que conquistámos, e devemos perceber que todo o cristão é um homem sujeito a encruzilhadas, decisões (boas e más) e consequências. Os nossos problemas são nada mais do que o resultado do nosso dia a dia e não a razão do nosso caminhar ou fé. Os nossos olhos devem estar postos na razão da nossa fé e libertar-mo-nos dos sentimentos produzidos pelo observar constante dos problemas, apresentemos os problemas ao Senhor, e Ele nos ouvirá, ... e dar-nos-á livramento.

Saibamos ... observar o que temos, ser agradecidos, e retirar o enfoque daquilo que não temos.

Comentários

Miguel Silva disse…
Porque nao envias para colocar no bom senso? Quase ninguem conhece o teu blog e tens aqui boas meditações. O bom senso é de todos!!!

Mensagens populares deste blogue

Crazy & Saints - Oscar Wilde

... sempre a aprender!

Por onde nos movemos?